Preparos

Confira os preparos de alguns dos exames:

  • Retossigmoidoscopia

    Diferente da colonoscopia onde há a necessidade de que seja feita uma limpeza de todo o cólon, na retossigmoidoscopia com o segmento a ser avaliado limita-se ao reto e ao sigmóide, o preparo é bem mais simples

    Não há a necessidade do do jejum prolongado nem tão pouco do preparo de todo o cólon. No  caso da retossigmoidoscopia o preparo limita-se a uma lavagem do reto com um fleet enema, que pode ser realizada momentos antes do procedimento.

    No links abaixo encontra-se a rotina de preparo do reto e do sigmóide para a  realização da retossigmoidoscopia.

    Caso  tenha enfrentado dificuldades no preparo comunique-se com o Diagnóstico Endoscópico para esclarecimentos.

  • Colonoscopia

    Diferente do exame de endoscopia digestiva alta onde apenas o jejum é suficiente para a realização do exame, na colonoscopia há a necessidade de que seja feita uma limpeza do cólon.

    Nos links abaixo encontram-se todas as rotinas de preparo do cólon. Atenção ao fato de que são preparos distintos caso  agendamento no período da manhã ou no período da tarde.

    Em linhas Gerais o preparo do cólon consiste em

    1. Diminuição da ingesta de alimentos que resultem na formação de um efluente fecal sólido
    2. Administração de medicamentos que aceleram o trânsito intestinal (Ducolax)
    3. Administração de soluções que promovam uma diarreia aquosa. (Manitol)

    Todo preparo deve estar completado 4 horas antes do início do procedimento.  Este intervalo é fundamental para que no momento da sedação ou anestesia não haja qualquer resíduo líquido no interior do estômago. Na eventualidade há risco de regurgitação seguida de broncoaspiração com consequente comprometimento pulmonar.

    Caso  tenha enfrentado dificuldades no preparo comunique à recepção do Diagnóstico Endoscópico para que o horário do procedimento seja ajustado para um momento adequado.

  • Endoscopia Digestiva Alta

    O preparo para o exame de endoscopia digestiva alta é simples, na maior parte das vezes basta ter atenção ao período de jejum, que deve ser de 8 horas.

    A presença de restos alimentares no estômago impossibilita a sedação (em virtude da possibilidade de vômitos durante a passagem do aparelho e a eventual bronco aspiração) além de prejudicar a avaliação detalhada do revestimento mucoso.

    Água, água de côco ou líquidos sem resíduos (isotônicos) podem ser ingeridos até 4 horas antes do exame.