Retossigmoidoscopia

A retossigmoidoscopia é um exame que permite a avaliação das paredes da parte inferior do aparelho digestivo, (reto e sigmóide). O aparelho usado para o exame é um tubo flexível – o colonoscópio, que possui um sistema de geração de imagens e concomitante iluminação possibilitando a transmissão para de imagens em alta definição para um monitor.

A retossigmoidoscopia tem sido largamente utilizada como exame auxiliar na avaliação dos distúrbios do intestino (alterações do hábito intestinal como constipação ou diarreias). É útil na obtenção de fragmentos de mucosa(biópsias) que servem para distinguir entre lesões benignas ou malignas. Aliás, é bom lembrar que biópsias são obtidas para várias finalidades, e o médico as realiza na maior parte das vezes sem que haja suspeita de doença maligna.

Além de diagnóstica a retossigmoidoscopia é extremamente útil para o acompanhamento clínico de pacientes com doenças inflamatórias intestinais com comprometimento predominante do reto.

  • Preparo

    Diferente da colonoscopia onde há a necessidade de que seja feita uma limpeza de todo o cólon, na retossigmoidoscopia com o segmento a ser avaliado limita-se ao reto e ao sigmóide, o preparo é bem mais simples

    Não há a necessidade do do jejum prolongado nem tão pouco do preparo de todo o cólon. No  caso da retossigmoidoscopia o preparo limita-se a uma lavagem do reto com um fleet enema, que pode ser realizada momentos antes do procedimento.

    No links abaixo encontra-se a rotina de preparo do reto e do sigmóide para a  realização da retossigmoidoscopia.

    Caso  tenha enfrentado dificuldades no preparo comunique-se com o Diagnóstico Endoscópico para esclarecimentos.

  • Dúvidas frequentes

    Como é realizada a desinfecção dos aparelhos?

    Nas Unidades do Diagnóstico Endoscópico todo o processo de lavagem e desinfeção dos aparelho é realizada de forma automatizada eliminando assim o processamento manual.

    Estes equipamentos são controlados por um sistema lógico programável permitindo a  aplicação automática de enzimáticos responsáveis pela desinfeção com ciclos pré programados. Não há toque humano no processo, e após iniciado não é possível a interrupção de modo a garantir que serão respeitados os tempos de contato dos aparelhos com as soluções desinfectadoras.

  • Complicações

    Apesar de todos os cuidados tomados, a retossigmoidoscopia não é um exame isento de complicações.

    Complicações maiores incluem sangramento e perfurações. Estes riscos são um pouco maiores após procedimentos terapêuticos como retirada de pólipos, por exemplo. É importante que você reconheça sinais precoces de eventuais complicações – (Dores abdominais de forte intensidade, febre, calafrios, vômitos ou fezes enegrecidas), não hesite em nos informar imediatamente.

    Nosso hospital e nossas unidades estão equipados para tratá-las prontamente e nossa equipe está à disposição para lhe esclarecer eventuais dúvidas.

  • Resultados

    Você receberá o laudo com o resultado do exame na recepção assim que deixar a sala de recuperação. O médico que realizou o exame já deverá ter fornecido as informações preliminares. Caso algum material tenha sido colhido (biópsia ou pólipo por exemplo) o resultado será disponibilizado pelo laboratório de análises patológicas em um prazo que varia entre 4 a 7 dias.

    Caso haja necessidade, o médico responsável entrará em contato com o médico assistente para qualquer esclarecimento.

    Todas as imagens e laudos são arquivadas pelo Diagnóstico Endoscópico para consulta comparativa em eventual retorno ou em caso de extravio.

  • Retorno às atividades habituais

    Após o término do exame não há restrição ao retorno das atividades habituais.

  • Retorno da alimentação

    Após o término do exame não há restrição ao retorno da alimentação habitual.

  • Período de Repouso

    Após o término do exame, os pacientes são encaminhados à sala de recuperação, caso não tenha havido a necessidade de sedação, logo após o exame os pacientes encontram-se aptos a caminhar de forma autônoma.

    Ainda na sala de recuperação o médico responsável pelo procedimento já fornecerá as informações preliminares sobre o resultado do exame e eventuais procedimentos realizados.

  • Durante o exame
    1. Remoção de óculos, próteses e objetos que possam conduzir energia elétrica (anéis, brincos e relógios), desta forma, se possível evite o uso ou mantenha-os sob guarda do acompanhante.
    2. Retirada da parte inferior das roupas (calça e roupas íntimas) e Utilização de avental adequado ao exame.
    3. Monitoração do dados fisiológicos com auxilio de monitor multi paramétrico através da aferição de pressão arterial não invasiva em membro superior e aferição da saturação periférica de oxigênio e frequência cardíaca com oxímetro de pulso. Não é recomendável às mulheres comparecerem ao exame com esmalte escuro, pois isto pode interferir com a precisão do oxímetro (aparelho usado para monitorizar a oxigenação do sangue).
    4. Posicionamento em decúbito lateral esquerdo.
  • Formalização do consentimento para o exame

    Antes da realização de qualquer procedimento é muito importante que o paciente e familiares estejam cientes dos propósitos, da forma de execução e principalmente dos potenciais riscos inerentes aos mesmos. Cabe ao médico executor dos exame fornecer todas as informações de forma clara para que as decisões sejam compartilhadas e que os limites da responsabilidade do médico sejam estabelecidos.

    O termo de consentimento informado representa a formalização escrita de que todos os esclarecimentos foram fornecidos pelo médico e garante que todas as dúvidas pertinentes serão dirimidas antes do início do exame, momento no qual o paciente ou responsável registrará com sua assinatura, o documento outorga ao médico a autorização para realização de determinado procedimento seja diagnóstico e ou terapêutico.

    O termo de Consentimento Informado, atendendo a princípios éticos, deve ser utilizado impreterivelmente em todos os procedimentos.

    O termo está disponível neste site para consulta e ou impressão, com os profissionais do corpo clínico e na recepção do Diagnóstico Endoscópico.

  • Horário de Chegada / Necessidade de internação

    Recomendamos que os pacientes cheguem ao Diagnóstico Endoscópico cerca de 45 minutos antes da hora marcada, este intervalo será utilizado para autorização do procedimento com a operadora e para o preparo.

    Se o médico assistente houver solicitado o procedimento sob regime de internamento hospitalar a recepcionista fornecerá as informações acerca da reserva de apartamento e horário para admissão hospitalar.

  • Uso de medicações

    Não há a necessidade de suspensão das medicações habituais

    Em virtude da possibilidade de biópsias ou polipectomias, os anticoagulantes devem ser suspensos com dias de antecedência

    Siga rigorosamente as orientações que lhe foram dadas no momento da marcação de seu exame. Informe ao médico responsável pelo exame se o Sr(a) tem orientação para o uso de antibióticos antes de procedimentos odontológicos ou cirúrgicos e não esqueça de relatar qualquer tipo de alergia ou reação que teve a alimentos, medicamentos, sedativos e anestésicos.

    Não há necessidade de antibioticoterapia profilática antes do exame.

  • Necessidade de acompanhante

    Na retossigmoidoscopia o segmento a ser examinado é curto, cerca de 20 a 30 centímetros e a duração total do exame raramente ultrapassa 5 a 10 min. Geralmente é um exame bem tolerado sem que haja necessidade de qualquer sedação.

    Deste modo não há necessidade  imperiosa de acompanhamento.